Criar um Site Grátis Fantástico
mp3 9
mp3 9

Angels in the Mirror - Vodou Music of Haiti

1 - Legba Nan Bayé-a
2 - Port-au-Prince Drumming Demonstration
3 - Dembala Wedo Vodu
4 - Nago Pa Piti
5 - Mennwat Dance
6 - Se Zèklè Yanyan
7 - Kongo-a Krase Renn Nou
8 - O Bazilo ou Pa Wè No Nan Chen
9 - Djab O
10 - Bonswa Kouzen Bonswa Kouzen O
11 - Bawon Mande
12 - M Pap Mache a Tè Anye
13 - O Non Zauilo Yo Tonbe
São duas as principais manifestações da música popular haitiana: o compas e o vodu. O compas é música de dança, executada por big bands e aparentada ao merengue e outros ritmos caribenhos. Já a música vodu é empregada em rituais religiosos - que é exatamente a manifestação artística enfocada neste CD da Ellipsis Arts.
Sendo música ritual, ela não se presta simplesmente à fruição estética, como acontece com a arte ocidental. A adequada compreensão da música vodu depende do entendimento do contexto em que ela é executada. Para tanto, o disco vem com um libreto de acabamento luxuoso, com muitas fotos e textos sobre o Haiti e a cultura vodu.
Vodu é uma palavra africana, originária de Daomé (atual Benin), significando "espírito". Os escravos africanos que foram para o Haiti na época da colonização levaram para lá sua religião. Defrontaram-se, contudo, com a imposição do catolicismo por parte dos colonizadores (inicialmente espanhóis e, a partir de 1697, franceses). Resultado: para poderem continuar com seus ritos, misturaram-nos às imagens católicas. Qualquer semelhança desta espécie de sincretismo com ritos afro-brasileiros como o candomblé não é mera coincidência.
O Haiti foi a primeira nação negra a se declarar independente, em 1804,após a rebelião popular comandada por Toussaint L'Ouverture. Mas sua história não traz só momentos de liberdade: no século XX, o país ficou famoso pelas sangrentas ditaduras de Papa e Baby Doc Duvalier, que perseguiram o idioma popular do país, o "creole" - uma mistura do francês com vários dialetos africanos. Também na época dos Duvalier, a polícia secreta local, os Tontons Macoutes, contratava sacerdotes vodus para amedrontar seus oponentes, criando, para o mundo, a imagem do vodu como mera manifestação da maligna magia negra.

O disco procura dar uma visão abrangente das manifestações musicais do vodu. O grupo Premye Nimewo toca um "menwat" - a versão haitiana do minueto europeu; Rara La Bel Fraincheur de L'Anglade mostra a tradição de canto-e-resposta, tão característica da música africana; e as possibilidades dos tambores haitianos estão demonstradas ao longo de todo o disco.

Para baixar, clique na capa.



 

RÁDIO TOQUES DE ARUANDA

 
 

FRASES

 

 

 

 

ENQUANTO EXISTIR DEUS NO CÉU,

URUBU NÃO COME




Total de visitas: 28987